quinta-feira, 30 de julho de 2009

CAMINHO DAS ÍNDIAS


FOTO: Claudionor: “diversificar no sabor e de olho na saúde”


Claudionor Rodrigues é gerente geral da revenda Mercedes-Benz Mecasul. Mas nas horas vagas mostra seu talento como “chef” e emprega os benefícios das especiarias indianas na sua cozinha em Caxias do Sul/RS.
O “mestre cuca” sempre inova seus pratos acrescentando ao cardápio gengibre, curry, manjericão e alho. “Cultivamos nossas raízes culinárias sem medo de diversificar no sabor e de olho na saúde. Muitas vezes nosso bom e velho churrasco dos pampas vem acompanhado de uma bela e refrescante salada de folhas verdes com frutas tropicais temperadas com as especiarias indianas – uma experiência nova e prazerosa a cada receita”, diz ele.
Os prazeres dos temperos utilizados na culinária indiana vão muito além do paladar. Há milênios, este povo se alimenta de forma a manter o corpo, a mente e o espírito saudável – ensinamento passado de gerações para gerações.

Conheça algumas especiarias indianas que você encontra fácil, fácil. Elas ajudam o corpo e fazem sucesso na cozinha!

Açafrão (Keshar)
É a especiaria mais cara do mundo, pois são necessárias 150 mil flores para se obter 1 kg do produto. De cor amarelo-alaranjado tem sabor quente e picante e aroma muito agradável. Ajuda purificar o sangue controlar resfriado e alivia hemorróidas.

Alho (Lahsun)
Usado no tratamento dos sistemas digestivo, respiratório, nervoso, circulatório (purifica o sangue e reduz colesterol) e reprodutivo. É um poderoso afrodisíaco, estimulante e desintoxicante.

Anis ou Erva doce (Sounf)
Sementes de cor verde clara e com aroma doce, estimulam a digestão e são usadas como refrescantes após as refeições. Regula a menstruação e alivia dores
abdominais.

Nenhum comentário: