quarta-feira, 15 de julho de 2009

ABRA AS PORTAS E AS JANELAS PARA A INOVAÇÃO!

“A chave para a inovação é o questionamento. Questionar é implantar a dúvida sobre tudo que já existe e, por consequência, abrir novas janelas e portas que nos levarão a inovação”

continuação...

Então uma boa ideia sem atitude não muda nada?

Antônio Carlos: Pelo contrário, ela pode até prejudicá-lo, já que você pode ter a mesma brilhante ideia realizada por um concorrente. Aí já será tarde. Costumo dizer em minhas palestras que o concorrente se assemelha a uma coruja: não dorme e tem visão de 360º.

Todo o pessoal da empresa deve agir com inovação, ou esta função é dirigida apenas àqueles que ocupam cargos de direção, gerência, marketing e criação de novos produtos?

Antônio Carlos: O comportamento inovador deve fazer parte da cultura da empresa. Qualquer pessoa, independentemente de sua posição hierárquica, está pronta para oferecer uma ideia brilhante que traga excelentes resultados para a empresa como um todo. Em minhas experiências tenho identificado excelentes ideias que foram geradas por pessoas muito simples no organograma.

Pode citar um case famoso?

Antônio Carlos: Sim. O case do “Peixe Fresco”. Os japoneses adoraram peixe fresco. Porém, as águas do Japão já não produzem muitos peixes. Para alimentar a população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe. Quanto mais longe, mais tempo levava para chegar e o peixe já não era mais fresco. Para resolver este problema, as empresas instalaram congeladores em seus barcos. Eles congelavam os peixes em alto-mar, mas, é claro, não gostaram do gosto congelado. Passaram então a instalar tanques nos navios. Eles colocavam esses peixes nos tanques, "como sardinhas". Pela falta de espaço, paravam de se debater e não se moviam mais, chegando cansados e abatidos. Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença no gosto. Foi então que, uma solução inovadora que não custou nenhum centavo, resolveu o problema. Apenas com criatividade, sem mudar processos, nem investir milhões de dólares em equipamentos ou tecnologia de ponta, veio a INOVAÇÃO - um filhote de tubarão para cada 500 peixes. Com isto eles adrenalisavam os peixes nos tanques que chegavam ao Japão vivos, exercitados e com sabor de frescor.

Fonte: Rodobens Consórcio Revista


Atenção! Confira a última parte da entrevista amanhã
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