quinta-feira, 16 de julho de 2009

ABRA AS PORTAS E AS JANELAS PARA A INOVAÇÃO!

Sempre associamos inovação à geração de novos produtos ou serviços.
Porém, o senhor afirma que inovação é muito mais que isso. Explique.


Antônio Carlos: A inovação é aplicada a qualquer área da empresa. Você pode inovar para melhorar um produto, simplificar o uso, criar um produto totalmente novo, criar novos canais de distribuição para seus produtos ou serviços, para reduzir custos, para simplificar processos administrativos ou industriais. Enfim, qualquer área ou setor pode e deve ser melhorado por uma ideia inovadora.

Quais as habilidades que devemos desenvolver para nos tornamos inovadores?

Antônio Carlos: A chave para a inovação é o questionamento. O fato de algo ser realizado da mesma forma há muito tempo não é garantia de que não possa ser melhorado, modernizado, realizado de maneira mais rápida, prática, econômica ou bonita. Enfim, questionar é implantar a dúvida sobre tudo e, por consequência, abrir novas “janelas e portas” que nos levarão a inovação.

Qual o investimento que deve ser realizado por uma empresa que deseja ser uma geradora de projetos inovadores?

Antônio Carlos: O capital intelectual da empresa é a grande fonte de ideias. Se a empresa mantiver seus funcionários treinados no processo da inovação, conhecendo e aplicando as técnicas de geração de ideias, em curto prazo ela sentirá os resultados.

Para aquele profissional que não tem condições financeiras para investir em treinamentos, qual seria a dica para que ele se torne inovador e competitivo?

Antônio Carlos: Há uma só dica: habituar-se a questionar tudo. De que maneiras eu posso aumentar minhas vendas? De que maneiras eu posso aumentar minha rede de contatos? De que maneiras eu posso reduzir minhas despesas? As respostas inovadoras surgirão, não se engane.

Como implantar um clima educacional que favoreça a inovação?

Antônio Carlos:
Estimulando as pessoas a nunca se contentarem com a primeira ideia; buscando outras para, entre muitas, escolher a melhor; estimulando o questionamento; lembrando que sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo e que se você não pensar nisso, alguém pensará; lembrando que as ideias não saem do nada, portanto deve-se estimular brainstorming de ideias; eliminando os bordões como “isso nunca vai funcionar” ou “em time que está ganhando não se mexe”; estimulando iniciativa e ouvindo principalmente os pensamentos diferentes, pois as ideias se desenvolvem melhor com a divergência. Porém, é preciso lembrar que toda ideia tem que quebrar as resistências.

Fonte: Rodobens Consórcio Revista

Nenhum comentário: