O site da revista Exame publicou uma matéria sobre a vantagem em adquirir um automóvel por meio do consórcio e não por financiamento no atual cenário econômico brasileiro. Para o consumidor que não possui o montante para pagar o veículo à vista e pode esperar para tomar posse do bem, o primeiro é uma excelente opção.
Há um conjunto de fatores que, unidos, favorecem o consórcio: os preços dos carros sofreram elevação (o IPI aumentou e os modelos, agora, devem ter obrigatoriamente airbag e freio ABS como itens de série) e a taxa Selic também foi elevada. O resultado: juros mais altos e, consequentemente, financiamento mais caro.
No consórcio, o consumidor não paga juros, mas apenas a taxa de administração. Além disso, a modalidade oferece parcelas menores e prazos longos de pagamento.
Para exemplificar, a matéria da Exame faz um comparativo entre as duas modalidades e afirma que a compra de um automóvel 1.0 4 portas por meio do consórcio pode ser 9 mil reais mais barata do que por financiamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário