segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Você consome muita água?

Não só hoje, mas todos os dias devemos pensar no consumo excessivo da água!

Devemos preservar e economizar em coisas simples, querem ver?

1- Na hora de escovar os dentes: se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

2- Na hora de lavar o carro e a frente da casa: use a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Para reduzir, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

3- Está na hora do banho! - Banho de 15 minutos? Olha o consumo! O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se ao se ensaboar fecha-se o registro. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar aquela água. Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.

Viu só quantas dicas boas? Elas estão no site da Sabesp - http://www.sabesp.com.br/

Fique ligado na economia de água, o planeta Terra precisa da sua ajuda!


Nenhum comentário: