quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Consórcios crescem 40% no primeiro Semestre!

Para atingir R$ 40 bilhões em volume de negócios com 40,4% de crescimento, o Sistema de Consórcios registrou aumento de mais de 27% nas vendas de novas cotas, atingindo a marca de 1,29 milhão. Esses dados confirmam a tendência crescente de procura pelos consórcios para compra de automóveis, caminhões, máquinas agrícolas, motos, imóveis e serviços, entre outros, de forma inteligente e econômica.


Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, "as novas adesões estão sendo impulsionadas também pelo maior conhecimento do brasileiro sobre o mecanismo, inclusive pelo grande número de consorciados contemplados que divulgam e confirmam as vantagens de adquirir bens ou serviços de qualquer natureza a custos mais baixos, com o objetivo de formar patrimônio pessoal, familiar ou empresarial".


A comercialização de 1,29 milhão de novas cotas (jan-jun/2011), 27,7% maior que as 1,01 milhão (jan-jun/2010) anteriores, resultou a partir dos crescimentos nos veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) com 56,6%, veículos pesados (caminhões, tratores, máquinas agrícolas, implementos) com 35,6%, motocicletas com 19,5%, imóveis (casas, apartamentos, terrenos e galpões, entre outros) com 14,6% e serviços, um dos mais abrangentes setores de atuação dos consórcios, com 221,6%.


Em junho, o total de cotas comercializadas em todos os setores atingiu 228,3 mil e marcou o recorde histórico no Sistema de Consórcios. As novas vendas somente nos veículos leves, que chegou às 75,5 mil, registraram ainda um recorde histórico no produto que deu origem ao mecanismo, desde que esse levantamento vem sendo realizado. "Outro aspecto importante", esclarece Rossi, "é o crescimento das vendas que, mês a mês, vem mostrando variações positivas em setores como veículos leves, imóveis, eletroeletrônicos e motos".


As contemplações que saltaram de 480 mil (jan-jun/2010) para 530 mil (jan-jun/2011), com alta de 10,4%, mostraram que o Sistema de Consórcios, ao fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva - indústria, comércio e serviços -, tem contribuído para o crescimento global em todos os setores onde está presente.


A soma dos participantes ativos chegou aos 4,34 milhões em junho, 11,3% maior que os 3,90 milhões daquele mês no ano passado. Com esse total e apresentando um crescimento gradativo e consolidado, o consórcio utiliza o sistema de autofinanciamento, dispensa a utilização de dinheiro público e não gera impacto inflacionário já que, por ser mecanismo regulador de demanda, torna a venda futura planejada e segura. Ao promover o consumo responsável, estimula a poupança com objetivo definido e permite a melhoria do planejamento e, também, da educação financeira junto ao consumidor.

Fonte ABAC - agosto/2011

Nenhum comentário: